terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Dos sonhos aos ares

O ser humano sempre procurou formas de evoluir, de simplificar e facilitar seu trabalho, sua comunicação e a vivência, aumentando seus conhecimentos. Começou a criar seus instrumentos de trabalho, de registro e comunicação, de enumeração e de locomoção. O ábaco, instrumento de cálculo, foi considerado o primeiro dos computadores. Assim como o 14 Bis, o computador, seus porgramas e sistemas foram e são recriados e aperfeiçoados constantemente, desde a década de 40. Na década de 80, os microcomputadores chegaram ao mercado. Empresas e profissionais passaram a adotar o microcomputador como principal ferramenta de trabalho e diversão. o desenvolvimento das novas tecnologias, da informação e da comunicação constituem um dos fatores-chave para compreender e explicar as transformações econômicas, sociais, políticas e culturais. A incorporação das novas tecnologias na educação têm conseqüências na prática docente e no processo de aprendizagem. a primeira função da tecnologia ( máquinas a vapor), foi substituie e amplificar o trabalho físico do ser humano. Atualmente, a informática, junto com as telecomunicações e a microeletrônica, tornam possíveis a produção massiva e sistemática de informação, tecnologia e conhecimento. Sua função principal é a substituição e amplificação do trabalho mental do ser humano. Esse desenvolvimento exige uma maior qualificação da força de trabalho e nos desafia a oferecer um ensino de qualidade para todos, levando as tecnologias a um número cada vez maior de pessoas e ensinando-as como usufruir das mesmas, para seu progresso pessoal e profissional. As desigualdades econômicas, sociais e culturais são aspectos que vão persistir, mas podem e devem ser amenizados. As novas tecnologias, por si mesmas, não transformam as estruturas sociais, mas incorporam-se nelas. As tecnologias possibilitam o desenvolvimento acelerado do conhecimento e a sociedade é a protagonista dessa mudança. Nós educadores e todo o Estado têm a responsabilidade de garantir a nós e a toda a população o acesso aos códigos necessários para compreender e manipular as tecnologias e por isso da necessidade de aperfeiçoamento e estudo continuado e constante.

Software livre e software proprietário

Software Livre e Software Proprietário


Segundo o texto e outros que eu li. o software livre é um programa do computador, onde os usuários possuem liberdade de uso, cópia e modificação, podendo vender, ou não, os programas criados.
O software proprietário, como diz o nome, possui um dono que cobra para quem quiser usar o programa, colocando algumas restrições a seu critério. Alguns programas desse software podem ser gratuitos, mas seu código-fonte não pode ser modificado.
Eu acredito que o software proprietário seja um programa mais seguro pois tem o controle e as restrições de uso, modificação e pirataria. Apesar dos programas livres serem gratuitos, na maioria das vezes, podendo ser adquiridos por um número maior de pessoas.
Quem trabalha com esses programas e conhece-os mais pode falar mais sobre eles. Nós, que apenas sabemos que eles existem e fizemos uso deles, precisamos estudar mais a respeito para poder opinar.